Cassação de Carteira de Motorista

Cassação de Carteira de Motorista

Segundo o DETRAN e outros órgãos fiscalizadores, um motorista se encontra apto para conduzir um veículo somente após realizar os procedimentos presentes no Curso de Formação de Condutor (CFC), disponibilizado por uma autoescola, e obter a Permissão para Dirigir (PPD) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) correspondentes à categoria de veículos a serem utilizados.

Porém, determinados contratempos durante o ato de dirigir podem acarretar na suspensão ou, até mesmo, na temida cassação da Permissão para Dirigir ou da própria CNH.

Em ambos os casos, é altamente recomendável a contratação de uma empresa especializada em reverter a cassação de carteira de motorista, tal como a Recorra Aqui.

Mas afinal, o que é a cassação de carteira de motorista?

Antes de tudo, é importante citarmos que a cassação de uma CNH ou Permissão para Dirigir ocorre após a suspensão desses documentos.

A suspensão do direito de dirigir, é uma penalidade prevista no artigo de número 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que é aplicada toda vez que um motorista atingir a contagem de 20 pontos em infrações de trânsito, em um período de 12 meses. A penalidade dura em torno de 6 meses (o que corresponde ao período mínimo) à 1 ano (período máximo).

A cassação de carteira de motorista, segundo o artigo de número 263 do CTB, se dá quando o motorista, na condição de suspensão de seu direito de dirigir, efetua a condução de um veículo ou - ainda no caso de reincidência - cometa infrações como dirigir alcoolizado, entre outros.

Ademais, a pena da cassação de carteira de motorista obriga o motorista a permanecer 2 anos impedido de dirigir e, depois do cumprimento desse prazo, o próprio deverá efetuar todos os procedimentos para a retirada de uma nova Permissão para Dirigir e assim, uma nova CNH.

Geralmente, em um processo de cassação é possível recorrer até 3 vezes administrativamente:

  1. Defesa Prévia;
  2. Recurso de 1ª Instância (JARI);
  3. Recurso de 2ª Instância (CETRAN).

Com a Recorra Aqui, são altas as probabilidades do processo de cassação de carteira de motorista ser revertido.

Por que a Recorra Aqui é a principal empresa para recorrer na cassação de carteira de motorista?

A Recorra Aqui conta com a parceria de profissionais competentes, especializados e comprometidos em realizar uma defesa personalizada no caso de cassação de carteira de motorista, aumentando as suas chances de absolvição.

Oferecendo uma assessoria técnica e customizada, a Recorra Aqui é a resposta para que você obtenha o amplo direito de defesa contra o processo de cassação de carteira de motorista.

A cassação de carteira de motorista é uma das maiores preocupações dos condutores brasileiros, tendo em vista a burocracia e o alto custo para poder tirar a CNH. Infelizmente, esse problema atinge milhares de brasileiros todos os anos, que perdem o direito de dirigir por, no mínimo, dois anos e também perdem a habilitação, que passa a nunca mais ter validade, como veremos a seguir.

Entretanto quando ainda está com a CNH bloqueada e em processo de cassação de carteira de motorista, a justiça prevê a possibilidade de apresentação de recurso em até 30 dias, a contar da data de recebimento da notificação. Antes, veremos detalhadamente o artigo 263 do Código de Trânsito Brasileiro fala sobre o que leva à retirada absoluta do direito de dirigir.

“Art. 263: A cassação do documento de habilitação dar-se-á:

I - quando, suspenso o direito de dirigir, o infrator conduzir qualquer veículo;

II - no caso de reincidência, no prazo de doze meses, das infrações previstas no inciso III do art. 162 e nos arts. 163, 164, 165, 173, 174 e 175;

III - quando condenado judicialmente por delito de trânsito, observado o disposto no art. 160.

§ 1º Constatada, em processo administrativo, a irregularidade na expedição do documento de habilitação, a autoridade expedidora promoverá o seu cancelamento.

§ 2º Decorridos dois anos da cassação da Carteira Nacional de Habilitação, o infrator poderá requerer sua reabilitação, submetendo-se a todos os exames necessários à habilitação, na forma estabelecida pelo CONTRAN.”

Mas, para os casos de reincidência, o que tais artigos especificados no inciso II do artigo 263 significam?

O inciso III do artigo 162 fala sobre a proibição de dirigir tendo uma carteira de habilitação diferente da categoria do veículo conduzido para evitar a cassação de carteira de motorista:

“Inciso III, art. 162 - com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (duas vezes);

Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado;”

Já os artigo 163 e 164 também dizem respeito à direção de motoristas em categorias diferentes, mas este refere-se aos condutores que entregam o veículo à uma terceira pessoa em tais condições, veja:

“Art. 163: Entregar a direção do veículo a pessoa nas condições previstas no artigo anterior:

Infração - as mesmas previstas no artigo anterior;

Penalidade - as mesmas previstas no artigo anterior;

Medida administrativa - a mesma prevista no inciso III do artigo anterior.”

“Art. 164: Permitir que pessoa nas condições referidas nos incisos do art. 162 tome posse do veículo automotor e passe a conduzi-lo na via:

Infração - as mesmas previstas nos incisos do art. 162;

Penalidade - as mesmas previstas no art. 162;

Medida administrativa - a mesma prevista no inciso III do art. 162.”

A partir daqui, ele fala sobre um dos casos mais comuns e graves que é a direção sob efeito de álcool, drogas e/ou qualquer substância psicoativa que possa afetar negativamente o condutor:

“Art. 165: Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)

Infração - gravíssima; (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)

Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - do Código de Trânsito Brasileiro. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)”

A legislação brasileira é extremamente severa em casos de direção alcoolizada, tanto que a chamada “Lei Seca” passou por uma série de alterações que foram reduzindo a quantidade de álcool no sangue permitida até chegar na denominada tolerância zero. Ainda para aqueles que se recusarem a fazer o teste do bafômetro também terão suas punições que levarão a cassação de carteira de motorista em situações relapsas dentro de até 12 meses. O artigo 165-A explica:

“Art. 165-A: Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses;

Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270.

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses

(Artigo 165-A incluído pela Lei nº 13.281, de 2016)”

Além de punir as situações levantadas até o momento, o CTB também proíbe as corridas de rua, também chamadas de racha, não restringindo a cassação de carteira de motorista apenas aos condutores que participam, mas também aqueles que promovem:

“Art. 173: Disputar corrida:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;

Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de 12 (doze) meses da infração anterior.”

“Art. 174: Promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;

Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

§ 1º. As penalidades são aplicáveis aos promotores e aos condutores participantes.

§ 2º. - Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de 12 (doze) meses da infração anterior.

(Redação dada pela Lei nº 12.971, de 2014)”

Outra situação na qual o Código de Trânsito Brasileiro é severo são manobras arriscadas e perigosas que coloquem a vida das pessoas em risco ou que possam causar danos aos patrimônios.

“Art. 175: Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;

Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de 12 (doze) meses da infração anterior.

(Redação dada pela Lei nº 12.971, de 2014)”

Portanto, evite a cassação de carteira de motorista, já que a justiça prevê a possibilidade de apresentação de defesa prévia. Aproveite esse recurso em seu favor com o auxílio da Recorra Aqui, que é uma equipe técnica especializada em autuações de trânsito e, com base em nossos conhecimentos teóricos e práticos, é possível desenvolver um pedido para reverter a decisão em seu favor. Entre em contato conosco o quanto antes para a elaborar o recurso e aumentar de forma exponencial suas chances de permanecer com sua CNH.

Regiões de São Paulo que a Recorra Aqui atende com Cassação de Carteira de Motorista

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guaianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Mooca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do Sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
Veja Também

O texto acima "Cassação de Carteira de Motorista" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.